Páginas

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A riqueza do folclore brasileiro


CONHEÇA O FOLCLORE BRASILEIRO

            A palavra folclore é de origem inglesa. O termo "folk", em inglês, significa povo, enquanto "lore" significa cultura. O dia do folclore é comemorado no Brasil no dia 22 de agosto.
            Folclore é um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo.
            Folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é também uma parte essencial da cultura de cada nação.
            Todos os povos possuem suas tradições, crenças e superstições, que se transmitem através das tradições, lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo. O folclore brasileiro é rico e diversificado

Vamos ler algumas lendas, mitos e contos folclóricos  brasileiro:

Boitatá: na região nordeste é conhecido como “Fogo que corre” uma cobra de fogo que protege as matas e os animais; perseguem até matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560.


Boto
Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. É representado por um homem charmoso que encanta as mulheres nas noites dos bailes as leva para a beira do rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar ele se transforma no boto e vai-se embora nas águas do rio.
 
Curupira
é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos do interior acreditam que é obra do curupira.

Mula-sem-cabeça
Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.


Saci-Pererê

O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas. Em 2005, foi criado do Dia do Saci, que deve ser comemorado em 31 de outubro.

Lobisomem
 


 Mito presente em várias regiões do mundo. Segundo o mito um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontram pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.



 Mãe-D'água

Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.



Comadre Fulozinha

Mito da região Nordeste é o espírito de uma cabocla de longos cabelos, ágil, que vive na mata protegendo a natureza dos caçadores, e gosta de ser agradada com presentes, principalmente mingau, fumo e mel. Alguns confundem com Caipora (ou Caapora) ou Curupira. Tem personalidade zombeteira, algumas vezes malvada, outras vezes prestimosa. Seu assovio se torna mais baixo quanto mais próxima ela estiver, parecendo estar distante. Gosta de fazer tranças e nós em crina e rabo de cavalo, que ninguém consegue desfazer, somente ela, se for agradada com fumo e mel. Diz que comadre fulozinha é uma criança que se perdeu na mata e acabou morrendo e o seu espírito vaga pela a floresta em busca do caminho de casa.





sábado, 11 de agosto de 2012

Eleições: Disputa pela Prefeitura de Vertente do Lério-PE

Eleições municipais 2012

         O ano de 2012 será marcado pela as eleições municipais. A eleição será no primeiro domingo do mês de outubro (7). Nós eleitores escolheremos os nossos representantes (Prefeito e vereadores); ou seja, você é o patrão e sua decisão deve ser tomada de modo consciente, que vise o melhor para todos os cidadãos do município, analisar bem as propostas; se os atuais governantes estão aplicando bem os nossos recursos: em educação, saúde, etc. É nosso dever como cidadão tomar decisão consciente que vise à melhoria coletiva e ser contra as decisões para pequenos grupos; Recursos públicos são recursos de todos e deve ser bem fiscalizado.
         Aqui em Vertente do Lério, disputa a Prefeitura: Pela Frente popular de Vertente do Lério, composta por (PT/PSD/PSB/PSC/PDT/PTB) Daniel Prefeito Vice Dr. João. E pelo (PP/PR/PSDB) pela coligação Vertente do Lério com união e Trabalho, crescendo cada vez mais...  Prefeito: Dr. Valdi e Vice: Nevinha.
Candidatos a Prefeito em Vertente do Lério-PE




 
O Desafio do novo Prefeito

         A partir de Janeiro de 2013 o novo Governante municipal terá grandes desafios pela frente, ou seja, deverá distribuir bem os nossos recursos em diversas áreas: Educação, Saúde, Infraestrutura, etc. valorizando o “equilíbrio” na distribuição.

DESAFIOS DO NOVO GOVERNANTE: IMAGEM FONTE: BLOG OFICIAL DE SERGIO RAMOS.


buscar


Veja também

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Rádio Vertente Song