Páginas

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Vamos conhecer um pouco sobre as Olimpíadas


            No ano de 2016, O Brasil sedia pela primeira vez as olimpíadas sendo o palco para este grande evento mundial a cidade do Rio de Janeiro, os jogos vão acontecer entre os dia 05 a 21 de agosto, tendo como o lema: "Viva sua paixão". Nesta postagem vamos conhecer um pouco da história deste grande evento, que tem como um dos principais objetivos proporcionar a paz, a união, e a amizade entre os povos.  Também vamos conhecer o significado dos símbolos olímpicos.      
            As Olimpíadas nasceram na Grécia Antiga, por volta de 2500 a.C. eram um festival religioso em homenagem á Zeus, o mais importante dos deuses gregos. Os jogos olímpicos teve sua origem na cidade de Olímpia na Grécia, e ocorriam de quatro em quatro anos,  e passaram a ser registrada a partir de 776 a.C .As competições da época eram: corrida pedestres, corrida eqüestres, luta, pugilato e pancrácio, pentatlo. Participavam todas as cidade-estado gregas, pois o evento eram restrita ao povo grego sendo proibida os estrangeiros  considerados “Bárbaros” .Os jogos atraíam homens de todo o mundo grego, inclusive helenos da Ásia e da África.
            Os jogos duravam uma semana, tinham caráter amadorístico e os atletas competiam nus. Os atletas vencedores seguiam em procissão até o Templo de Zeus, onde eram premiados um por um com uma coroa atribuída pelos juízes. Os espectadores atiravam pétalas e folhas sobre os vencedores. À noite, tinha grandes festas e banquetes. No dia seguinte os atletas, espectadores e embaixadores iniciam a viagem de regresso às suas terras. Os atletas vencedores eram recebidos como heróis, e passavam a ter muitos privilégios na sociedade grega, como a isenção no pagamento de impostos e o direito de ocupar o primeiro lugar nas festas e jogos. Em Esparta os vencedores recebiam a maior recompensa que a cidade oferecia a um filho seu: o privilégio de combater na guerra na primeira linha, ao lado do rei.
            O primeiro jogo olímpico no mundo contemporâneo foi em Atenas na Grécia no ano de 1896. Na época os gregos utilizavam o antigo calendário Juliano, paralelo ao convencional utilizado pela civilização ocidental, fazendo com que ocorre uma diferença de doze dias entre ambos, o que atrapalhou a inauguração dos jogos e a chegada dos atletas dos diversos lugares do planeta. No calendário Juliano os jogos realizaram-se entre 25 de março e 3 de abril ( 6 a 15 de abril). Na competição foram nove modalidades esportivas: atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, luta, natação, tênis e tiro. E contaram com a participação de quatorze nações: Alemanha, Austrália, Áustria, Bulgária, Chile, Dinamarca, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Itália, Suécia, Suíça.
            Na premiação os primeiros colocados ganharam medalha de prata e o segundo lugar o bronze, atualmente as premiações são: medalha de ouro para o primeiro lugar, segundo prata e o bronze para o terceiro. Na época, dez das catorze nações conquistaram medalhas, além de três medalhas conquistadas por equipe mistas, ou seja, equipes compostas por atletas de várias nações. Os Estados Unidos conquistaram 11 medalhas (1º lugar) e a Grécia ficou em segundo, conquistando a maioria de medalhas geral (46), na época, medalhas de ouro ainda não eram outorgadas aos vencedores e os terceiros colocados nem medalhas recebiam.

 Observação: no quadro a medalha de ouro foi adotada pelo COI- Comitê Olímpico Internacional como referencia aos posteriores eventos olímpicos, sendo que na época o primeiro colocado ganhava-se a medalha de prata. 

            Vamos conhecer agora os principais símbolos olímpicos que são: Os cincos aros interligados; Elas representam os continentes mundiais. Os cinco anéis entrelaçados significam a união dos cinco continentes participantes e o encontro de seus atletas nos jogos olímpicos. Idealizado pelo– Barão Pierre de Coubertin. Os aros existem desde 1913 e posteriormente, também passaram a ser a marca do próprio Comitê Olímpico Internacional O azul representa a Europa; o preto, a África; o vermelho, a América; o amarelo, a Ásia; e o verde, a Oceania (Austrália e Nova Zelândia).

 
             A Tocha olímpica, é o fogo sagrado e purificador dos gregos antigos, é um importante símbolo das Olimpíadas. Ela é o elo entre os jogos da antiguidade e os jogos da era moderna. O fogo sagrado anuncia o começo dos jogos e convoca o mundo a celebrá-la em paz. Significa o roubo do fogo do deus grego Zeus por Prometeus, sua origem reside na Grécia Antiga, onde o fogo era mantido por toda a celebração nos Jogos Olímpicos da Antiguidade. O fogo tinha significado divino.

 
             O lema Citius, Altius, Fortius - "o mais Rápido, o mais Alto, o mais Forte" - serve como lema do ideal olímpico e resume a postura que um atleta precisa ter para alcançar seus objetivos. Sua essência está na superação dos limites. (www.cob.org.br)


FONTE DE PESQUISA:


 

buscar


Veja também

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Rádio Vertente Song