As causa dos Terremotos
Terremotos (Tremores ou vibrações da superfície da crosta terrestre), de diferentes intensidades e variadas dimensões, vêm sacudindo nosso planeta há bilhões de anos.
As causas dos terremotos eram desconhecidas até a década de 60, com a invenção do SISMOGRAFO (aparelho que capaz de registrar as ondas sísmicas) movimento súbita ou tremores na terra.
Com o mapeamento realizado pelos sismógrafos mostrou que os terremotos se agrupam em determinadas regiões, marcando os limites da movimentação das placas tectônicas (movimento ocorrido no interior da terra)
As placas movimentam lento, mas é um movimento constante, dependendo da intensidade dos movimentos das placas podem resultar mun. terremoto.
HÁ TRÊS CAUSAS PRINCIPAIS PARA A OCORRÊNCIA DE TERREMOTOS:
VULCANISMO: Nas regiões vulcânicas, produzido por explosão internas decorrente a escape de gases repentino sob forte pressão.
DESABAMENTO: ocorrido pela dissolução e deslizamento das massas rochosas, ocorrem em região constituídas por rochas calcárias. Os tremores são de pequena importância.
TECTONISMO: Terremotos causados pelo movimento das placas tectônicas, as vibrações poder ser sentidas sem o auxílio do sismógrafo a mais de 2 mil quilometro do (foco) ponto de origem do terremoto.
Nos pontos onde as placas se tocam os tremores são freqüentes e maiores (Grandes abalos). A causa desses movimentos é a existências de forças geológicas no interior da terra cuja origem ainda é bem conhecida.
EFEITOS:
Os terremotos que ocorrem sob o mar pode produzir tsunamis (maremotos) produzindo ondas gigantes podendo chegar de 20 a 30 metros de altura a uma velocidade de 700 km/h .
O homem não descobriu uma maneira de prever os terremotos catastróficos ao contrário das sensibilidades de certos animais como as aves (param de cantar) os cães mostram-se medrosos e não param de uivar.