Páginas

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O CARNAVAL DE PERNAMBUCO

CARNAVAL EM PERNAMBUCO

GALO DA MADRUGADA
           
O Galo da madrugada é considerado pelo Guinness Book (O Livro dos Recordes) O Maior bloco de carnaval do mundo. Criado pelo Enéas Freire em 1978 surgiu na Rua Padre Floriano nº 43, no bairro de São José. Em 2011, o Bloco arrastou mais de 1,7 milhões de foliões.
O trajeto do Galo começa em frente ao Forte das Cinco Pontas, passando pela Travessa do Forte, Forte das Cinco Pontas, Rua Imperial, Praça Sérgio Loreto(sentido Av.Sul), Av. Sul, Rua Saturnino de Brito, Rua Imperial(sede do Galo), Praça Sérgio Loreto(sede do Galo), Rua do Muniz, Av. Dantas Barreto, Av. Guararapes(apoteose) e dispersão na Rua do Sol.( Fonte: wikipedia.org).
No Rio Capibaribe; vários barcos se posicionam para acompanhar a passagem do bloco. Com saída oficial por volta das 10h, Os trios elétricos tocam até cerca de 18 horas. O Galo da Madrugada é composto por carros alegóricos, freviocas e vários trios elétricos (cerca de vinte e sete em 2009). O Frevo é o principal ritmo tocado no bloco; mas vários outros são tocados pelo os trios que passa pela cidade do Recife animando sempre os foliões.
Um ano após a fundação do Bloco Galo da Madrugada. A diretoria do Clube sentiu a necessidade de criar uma música própria cuja letra transmitisse ao folião a mensagem principal do Galo: convocar a todos, como num canto matinal, a participarem da folia que voltara às ruas do Recife. O professor José Mário Chaves criou “O Hino do Galo” um clássico que ultrapassou décadas e se mantém vivo até hoje. O hino do galo foi interpretado por vários artistas pernambucano entre eles Alceu Valença.
  

A ORIGEM DO FREVO

            Com origens no estado de Pernambuco, misturando marcha, maxixe e elementos da capoeira.O frevo teve origem no final do Século XIX; este estilo é um tipo de marchinha bastante acelerada que recebeu em 1910 o nome de frevo. Pois parecia que em baixo do pé das pessoas existia água fervendo. O Passo do frevo teve origem nos movimentos da capoeira 
            A estilização dos passos foi resultado da perseguição pela polícia aos “capoeiras”, como eram conhecidos, que dançavam em rodas musicais com sombrinhas na mão para estilizar as armas utilizadas pelos seus perseguidores.Fonte: (http://www.galodamadrugada.org.br).
            Em 1930, o frevo se dividiu em três tipos: O de rua; Canção e o frevo de Bloco. Com seu ritmo e gingado contagiante, arrasta multidão de toda classe social. É ouvido nas ruas ou nos salões, por ricos e pobres transmitindo energia positiva por todos os ângulos e nas facetas de cada passista.

O MARACATU

O Maracatu de Baque Virado ou Maracatu Nação é uma manifestação da cultura popular brasileira, afrodescendente. Surgiu durante o período escravocrata, provavelmente entre os séculos XVII e XVIII, onde hoje é o Estado de Pernambuco, principalmente nas cidades de Recife, Olinda e Igarassu (que, antigamente, abrangia também o que  hoje são os municípios de Itapissuma, Abreu e Lima e Itamaracá). Como a maioria das manifestações populares do país, é uma mistura de culturas ameríndias, africanas e europeias. Com a abolição da escravatura no Brasil, no fim do século XVIII, o Maracatu passou gradualmente a ser caracterizado como um fenômeno típico dos carnavais recifenses, como ocorreu com o Frevo e outras práticas populares brasileiras. Fonte: (http://maracatu.org.br)


O HOMEM DA MEIA NOITE

Em Olinda os Bonecos Gigantes saem á rua junto com os Foliões; com mais de 500 grupos carnavalescos participando. O Boneco Homem da Meia-Noite foi o primeiro boneco que surgiu para divertir os foliões; está nas ruas desde 1932 e é responsável por dar início, oficialmente, as zero hora do sábado de Zé Pereira, ao carnaval olindense.
Pernambuco tem um dos maiores carnaval do Brasil; mas não é só na região metropolitana, o interior do Estado merece destaque: Nazaré da Mata, com o Maracatu de Baque Solto, Bezerros, com os Papangús, Pesqueira, com o Carnaval dos Caiporas e a folia dos Caretas, em Triunfo, no Sertão pernambucano, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

buscar


Veja também

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Rádio Vertente Song