A nossa visão merece total atenção.
A visão é um dos cinco sentidos mais importante do ser humano; ela nos permite enxergar um mundo maravilhoso com as belas cores da natureza que nos rodeia, é muito importante nós cuidar bem dela para evitar alguns problemas visuais.
Os problemas visuais não têm idade nem classe social, elas atingem tanto crianças, quanto jovens, adultos e idosos e existem vários tipos tratamentos, seja através do uso de óculos, lente de contato graduada e até mesmo cirurgia de correção, dependendo de cada caso.
Fique atento e cuide bem da sua visão: se aparecer alguns desses sintomas procure um oftalmologista mais perto de você.
- Dificuldade de leitura: observe se as letras ficam embasadas como se estive uma nuvem;
- Piscamento: Se durante a leitura ao focalizar um objeto você pisca os olhos varias vezes;
- Sensibilidade exagerada a luz, se os seus começa a lacrimejar;
- Terçol Freqüente: É uma inflamação geralmente localizada nas pálpebras, como se fosse uma espinha grande, deixando a região avermelhada e inchada.
- Dores de cabeça: após ler um livro ou assistir TV.
- Tonteiras: também são frequentes após a leitura.
Após constatar alguns desses sintomas você deverá consultar um oftalmologista mais próximo, que ele ira fazer os exames necessários; para ver se você tem ou não algum problema de visão. Se constatar algum problema, você poderá escutar algum desse nome: miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Miopia ( dificuldade de enxergar de longe)
Uma pessoa com miopia não consegue enxergar de maneira nítida objetos ou pessoa distantes. A miopia desenvolver entre 05 e 20 anos de idade. É corrigido com o uso de óculos ou lente de grau ou através de uma cirurgia de correção a Laser.
Hipermetropia ( Dificuldade de enxergar de perto)
É o contrário da miopia, a visão é mais longa e a pessoa tem dificuldade de enxergar objeto ou pessoa de perto. Ela sente um cansaço na retina após ler, ficar na frente do computador, assistir TV. Para o tratamento é indicada usar óculos com grau de descanso e cirurgia de correção a laser.
Astigmatismo - A imagem fica desfocada, meio embaçada devido a uma alteração na Córnea (camada transparente sobre a parte colorida). É um problema que se desenvolve logo na infância e o tratamento é feito através do uso de óculos, lente de grau e cirurgia de correção a laser.
Se você tiver que usar óculos não fique tímido ou chateado; existem vários modelos de óculos, e você pode usar o que se adaptar melhor com a sua personalidade. Mas é importante usar para corrigir o problema da visão e não fique com vergonha por ta usando óculos; o importante é a sua saúde.
Outros problemas na visão:
Presbiopia: é semelhante à hipermetropia, também conhecida popularmente como vista cansada ocasionando por relaxamento dos músculos. É uma anomalia da visão que ocorre com o avanço da idade por volta dos 40 anos de idade. O problema é semelhante à miopia. A correção nesse caso se dá com a utilização de lentes bifocais (convergentes e divergentes).
Estrabismo: é uma anomalia que consiste no desvio do eixo óptico do globo ocular, a correção é feita com o uso de lentes prismáticas.
Hipermetropia é um erro que ocorre na focalização da imagem no olho, fazendo com que a imagem seja formada após a retina.
Veja como Cuidar bem da sua visão:
- Quando estiver enfrente ao monitor, fique a uma distância de 60 cm e Após cada hora enfrente ao monitor, descanse de 5 a 10 minutos;
- Evite olhar por muito tempo objeto muito luminoso; Uma porção dos raios solares pode causar doenças oculares tais como catarata e degeneração macular.
- Não use colírios sem indicação médica;
- Evite Coçar os olhos, pois podem causar muitos problemas;
- Tenha uma boa alimentação (cenoura, brócolis, couve, beterraba, batata doce, manga, óleo de dendê, fígado, leite, ovos), são ricas em vitaminas A.
- Use óculos de sol com proteção para raios ultravioletas A e B; (UVA e UVB)
- As mulheres devem tomar total atenção com o uso da maquiagem;
- Lave as mãos antes de colocar ou retirar as lentes de contato;
- Faça visitas regulamente ao oftalmologista; para uma avaliação de detecção precoce de qualquer alteração, e também procurar um especialista em caso de qualquer sintoma ocular.
Cuide-se! Prevenir é o melhor caminho.