Páginas

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Fique atento! Veja como cuidar bem da sua visão.


A nossa visão merece total atenção.

           
             A visão é um dos cinco sentidos mais importante do ser humano; ela nos permite enxergar um mundo maravilhoso com as belas cores da natureza que nos rodeia, é muito importante nós cuidar bem dela para evitar alguns problemas visuais.
            Os problemas visuais não têm idade nem classe social, elas  atingem tanto crianças, quanto jovens, adultos e idosos e  existem vários tipos tratamentos,  seja através do uso de óculos, lente de contato graduada e até mesmo cirurgia de correção, dependendo de cada caso.  
             Fique atento e cuide bem da sua visão: se aparecer alguns desses sintomas procure um oftalmologista mais perto de você. 

  • Dificuldade de leitura: observe se as letras ficam embasadas como se estive uma nuvem;
  •  Piscamento: Se durante a leitura ao focalizar um objeto você pisca os olhos varias vezes;
  • Sensibilidade exagerada a luz, se os seus começa a lacrimejar;
  • Terçol Freqüente: É uma inflamação geralmente localizada nas pálpebras, como se fosse uma espinha grande, deixando a região avermelhada e inchada.
  • Dores de cabeça: após ler um livro ou assistir TV.
  • Tonteiras: também são frequentes após a leitura.
          Após constatar alguns desses sintomas você deverá consultar um oftalmologista mais   próximo, que ele ira fazer os exames necessários; para ver se você tem ou não algum problema de visão. Se constatar algum problema, você poderá escutar algum desse nome: miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Miopia ( dificuldade de enxergar de longe)
           Uma pessoa com miopia não consegue enxergar de maneira nítida objetos ou pessoa distantes. A miopia desenvolver entre 05 e 20 anos de idade. É corrigido  com o uso de óculos ou lente de grau ou através de uma cirurgia de correção a  Laser.

Hipermetropia  ( Dificuldade de enxergar de perto)
            É o contrário da miopia, a visão é mais longa e a pessoa  tem dificuldade de enxergar objeto ou pessoa de perto. Ela sente um cansaço na retina após ler, ficar na frente do computador, assistir TV. Para o tratamento é indicada usar óculos com grau de descanso e cirurgia de correção a laser.

Astigmatismo - A imagem fica desfocada, meio embaçada devido a uma alteração na Córnea (camada transparente sobre a parte colorida). É um problema que se desenvolve logo na infância e o tratamento é feito através do uso de óculos, lente de grau e cirurgia de correção a laser.
             Se você tiver que usar óculos não fique  tímido ou chateado; existem vários modelos de óculos, e você pode usar  o que  se adaptar melhor com a sua personalidade. Mas é importante usar para corrigir  o problema da visão e não fique com  vergonha por ta usando óculos; o importante é a sua saúde.

Outros problemas na visão:

Presbiopia: é semelhante à hipermetropia, também conhecida popularmente como vista cansada ocasionando por relaxamento dos músculos. É uma anomalia da visão que ocorre com o avanço da idade por volta dos 40 anos de idade. O problema é semelhante à miopia. A correção nesse caso se dá com a utilização de lentes bifocais (convergentes e divergentes).   

Estrabismo: é uma anomalia que consiste no desvio do eixo óptico do globo ocular, a correção é feita com o uso de lentes prismáticas.

Hipermetropia é um erro  que ocorre na focalização da imagem no olho, fazendo com que a imagem seja formada após a retina.


Veja  como Cuidar bem da sua visão:

  •  Quando estiver enfrente ao monitor, fique a uma distância de 60 cm e Após cada hora enfrente ao monitor, descanse de 5 a 10 minutos; 
  • Evite olhar por muito tempo objeto muito luminoso; Uma porção dos raios solares pode causar doenças oculares tais como catarata e degeneração macular.  
  • Não use colírios sem indicação médica;
  • Evite Coçar os olhos, pois podem causar muitos problemas;
  • Tenha uma boa alimentação (cenoura, brócolis, couve, beterraba, batata doce, manga, óleo de dendê, fígado, leite, ovos), são ricas em vitaminas  A.
  • Use óculos de sol com proteção para raios ultravioletas A e B;  (UVA e UVB)
  • As mulheres devem tomar total atenção com o uso da maquiagem;
  • Lave as mãos antes de colocar ou retirar as  lentes de contato;
  • Faça visitas regulamente ao oftalmologista; para uma avaliação de detecção precoce de qualquer alteração, e também procurar um especialista em caso de qualquer sintoma ocular.

 Cuide-se! Prevenir é o melhor caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

buscar


Veja também

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Rádio Vertente Song