Câncer de mama
Muito temido pela as mulheres. O câncer de mama trata-se de um tumor maligno originado por uma multiplicação exagerada e desordenada de células que formam um tumor. O câncer de mama cresce rapidamente e sem dor. Deve ser diagnosticado o mais rápido possível para evitar a perda da Mama ou mesmo lesões maiores.
Sinais e sintomas
· Normalmente não dói; por isso vale ressaltar a atenção que as mulheres devem ter.
· pode sentir um nódulo (ou caroço) que anteriormente ela não sentia.
· pode notar uma deformidade na suas mamas, ou as mamas podem estar assimétricas.
· pode notar uma retração na pele ou um líquido sanguinolento saindo pelo mamilo
· Nos casos mais adiantados pode aparecer uma "ferida" (ulceração) na pele com odor muito desagradável.
· No caso de carcinoma inflamatório a mama pode aumentar rapidamente de volume, ficando quente e vermelha.
Exame
O médico vai palpar as mamas, as axilas e a região do pescoço e clavículas e se sentir um nódulo na mama pedirá uma mamografia.
Tratamento
Há vários tipos de tratamento e vários fatores que define o mais adequado para cada caso. As modalidades terapêuticas disponíveis atualmente são: A principal é a cirurgia, que pode ser empregada em conjunto com radioterapia para o tratamento loco-regional e a hormonioterapia , quimioterapia para o tratamento sistêmico. ou transplante de medula óssea. o médico analisa o resultado do exame anátomo-patológico da biópsia ou da cirurgia se esta já tiver sido feita; pede exames de laboratório e de imagem para definir qual a extensão do tumor e se ele saiu da mama e se alojou em outras partes do corpo.
Todas as mobilidades são oferecidas pelo (SUS), os profissionais da saúde vão auxiliar o paciente de câncer de mama orientando como será no pré e pós-operatório o que deve fazer, quais as recomendações para um melhor quadro de cuidados após a cirurgia, para um melhoramento de 100% de sucesso depois da cirurgia, para que não tenha nenhum tipo de infecção depois.
Laço Rosa |
símbolo internacional de solidariedade, comprometimento e mobilização pela prevenção do câncer de mama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário