História da Origem do nome:”Vertente do Lério”
Contam os mais velhos que o local sempre foi castigado por anos e anos de seca, e uma vertente de água salobra era a salvação para muitas pessoas que morava nas proximidades e até alguns quilômetros de distancia da cacimba.
O senhor Lério resolver construir sua casa junto ao local da água onde conservava a Vertente sempre limpa minando o precioso líquido para quem viesse buscá-lo.
Um certo dia uma caravana de cigano que passava por ali, pediu pousada e o Srº Lério prontamente cedeu o local,onde descansaram, deram água aos animais e partiram, deixando uma jovem cigana apaixonada por Lério que também correspondeu ao seu amor.
Casaram-se e fizeram do local o seu lar,construíram uma casinha a sombra da gameleira e junto a Vertente de água sempre limpa a espera de alguém para saciar a sede.
Por volta da década de 1880,uma grande seca assolou a região e pessoas que moravam a vários quilometro de distancia da “vertente do lério”, vinham a ela abastecer-se. E quando se encontravam diziam uns aos outros:
- de onde vem essa água?
- da vertente do lério.
E assim, à sombra frondosa da gameleira,embalado pelo amor de uma cigana nasce o município de Vertente do Lério.
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
História do municipio de Vertente do Lério -PE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
buscar
Veja também
-
A primeira copa realizada no país foi em 1950. O ano de 2014 será a vez de o Brasil sediar pela segunda vez a copa do mundo ...
-
O NOVO CARTÃO POSTAL DA CIDADE DE SURUBIM-PE O Municipio de Surubim Agreste pernambucano, conhecida como a terra da Vaquejada, ...
-
Ao fazermo s este piedoso exer cício da Via Sacra temos pres entes três momentos da história: o que aconteceu há dois mil anos em Jeru...
Nenhum comentário:
Postar um comentário