Páginas

sexta-feira, 16 de abril de 2010

A História de todas as Copas


HISTÓRIA DA COPA DO MUNDO

    A Copa do Mundo de Futebol da FIFA (Federação Internacional e Associação do Futebol) é um campeonato internacional de futebol, e iniciou em 1928, quando Jules Rimet decidiu criar um torneio internacional.
    A primeira competição ocorreu em 1930, tendo a participação de 13 equipes convidadas. Com o crescimento da competição, hoje é necessário passar por uma etapa classificatória de dois anos de duração, que conta com a participação de aproximadamente duzentas seleções de países, para participar do campeonato.        Realizada a cada 4 anos desde o primeiro campeonato em 1930, com exceção de 1942 e 1946, devido a II Guerra Mundial. O campeonato reúne 32 seleções jogando entre si por aproximadamente 1 mês. É o acontecimento esportivo mais amplamente acompanhado em todo o mundo. Cerca de 1.1 bilhões de pessoas assistiram as finais em 2002. A Copa do Mundo foi pela primeira vez televisionada em 1954 e é, hoje em dia, o evento esportivo mais assistido no mundo, ultrapassando ate mesmo os Jogos Olímpicos. O numero total de espectadores na Copa de 2002 é estimado em 28.8 bilhões de pessoas. A primeira Copa Oficial se realizou no Uruguai em 1930.

As equipes que participaram da Primeira  copa no Uruguai(1930)

  Argentina     Bélgica    Bolívia    Brasil    Chile    Estados Unidos    França          Iugoslávia    México   Paraguai            Peru          Romênia               Uruguai

     As seleções nacionais de alguns países selecionados foram convidadas para mandar seus times, mas a escolha do Uruguai como o local para a competição significou uma longa e custosa despesa para os países Europeus do outro lado do Oceano Atlântico. Um total de 13 times participou na primeira Copa do Mundo, sendo 7 da America do Sul, 4 da Europa e 2 da America do Norte.o  Uruguai  foi o campeão da primeira copa , jogando em casa. Nas duas copas seguintes (1934 e 1938) a Itália ficou com o título.                    Em 1950, o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo. Os brasileiros ficaram entusiasmados e confiantes no título. Com uma ótima equipe, o Brasil chegou à final contra o Uruguai. A final, realizada no recém construído Maracanã (Rio de Janeiro - RJ) teve a presença de aproximadamente 200 mil espectadores. Um simples empate daria o título ao Brasil, porém a celeste olímpica uruguaia conseguiu o que parecia impossível: venceu o Brasil por 2 a 1 e tornou-se campeã. O Maracanã se calou e o choro tomou conta do país do futebol.
      A copa de 1954 foi sediada na Suíça, o torneio foi vencido pela Alemanha ao bater a Hungria na final por 3x2, sendo o primeiro titulo conquistado para a seleção alemã.
      A primeira vitoria do Brasil na copa foi em 1958, na copa disputada na Suécia. Neste ano, apareceu para o mundo, jogando pela seleção brasileira, aquele que seria considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Quatro anos após a conquista na Suécia, o Brasil voltou a provar o gostinho do título. Em 1962, no Chile, a seleção brasileira conquistou pela segunda vez a taça. Em 1970, no México, com uma equipe formada por excelentes jogadores (Pelé, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto Torres entre outros), o Brasil tornou-se pela terceira vez campeã do mundo ao vencer a Itália por 4 a 1. Ao tornar-se tricampeão, o Brasil ganhou o direito de ficar em definitivo com a posse da taça Jules Rimet. Após a copa de 70 o Brasil ficou 24 anos sem títulos.a conquista voltou a ocorrer em 1994, na copa do mundo nos Estados Unidos. Liderada pelo artilheiro Romário , o Brasil vence da Itália  na disputa por pênalti, e  em 1998 a copa foi sediada na França ;jogando em casa,  a França  foi pela primeira vez campeã mundial, ao vencer a Seleção Brasileira de Futebol por 3 a 0 na final.  Em 2002 na copa do mundo do Japão/Coréia do Sul, liderada pelo o goleado Ronaldo, o Brasil foi Penta campeão derrotando a Alemanha por 2x0.
        Em 2006 na copa na Alemanha; a Itália se consagrou campeã ao derrotar a França por 5x3 nos pênalti. No tempo normal o placar foi 1x1. E pela primeira vez na história a copa nesse ano de 2010 vai ser no continente Africano: na África do Sul. E em 2014 a copa volta a ser no Brasil após 64 anos.



 Lista das Seleções Campeã de todas as Copas


Ano

Time

       Capitão

Treinador
    1930
 1934
 1938
1950
1954
 1958
1962
 1966
1970
1974
1978
1982
1986
1990
1994
1998
2002
 2006
        Uruguai            José Nasazzi              Alberto Suppici     
 Itália                 Giampiero Combi         Vittorio Pozzo
 Itália                  Giuseppe Meazza           Vittorio Pozzo
Uruguai                  Obdulio Varela              Juan López
 Alemanha             Fritz Walter           Sepp Herberger
Brasil                   Hilderaldo Bellini         Vicente Feola
Brasil                   Mauro Ramos            Aymoré Moreira  
Inglaterra           Bobby Moore                Alf Ramsey
Brasil              Carlos Alberto Torres      Mário Zagallo
Alemanha      Franz Beckenbauer         Helmut Schön
Argentina        Daniel Passarella           César Luis Menotti
 Itália                 Dino Zoff                     Enzo Bearzot
Argentina         Diego Maradona         Carlos Bilardo
 Alemanha       Lothar Matthäus           Franz Beckenbauer
Brasil                   Dunga                   Carlos Alberto Parreira
 França           Didier Deschamps              Aimé Jacquet
Brasil                      Cafu                      Luiz Felipe Scolari
 Itália              Fabio Cannavaro              Marcello Lippi
                                             
       Analisando a tabela acima o Brasil lidera com 5 títulos em segundo a Itália com 4 e terceiro a Alemanha com 3 títulos. A Argentina e o Uruguai empatam com 2 títulos ficando em Quarto lugar e a Inglaterra e França ficam em quinto lugar com apenas um titulo cada. No Ano de 2010; na copa da Africa do Sul,  a seleção Espanhola saiu vitoriosa, tendo como vice campeão os Países Baixos. A copa  de 2014 será realizada no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

buscar


Veja também

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Rádio Vertente Song