Estado Teocrático
O Estado teocrático tem a teocracia como o sistema de governo; em que as ações políticas, jurídicas e policiais são submetidas às normas de alguma religião. Como o próprio nome indica, teo refere-se ao que provém ou está relacionado a Deus; Cracia forma de governo.
No Estado Teocrático o poder político e religioso anda lado a lado. É o estado onde há uma única religião oficial; o Estado regula também os preceitos morais, espirituais, educacionais e culturais. Toda e qualquer atitude tomada pelo Estado ou pela sociedade está vinculada a uma única lógica religiosa, que serve como fundamento universal.
São exemplos atuais de regimes teocrático o Vaticano, regido pela Igreja Católica e tendo como chefe de Estado um sacerdote (o Papa), e o Irã, que é controlado pelos aiatolás, que são, simultaneamente, sacerdotes e governantes e sustentam, como objetivo central, a destruição do mundo ocidental por meio de atos terroristas estimulados pelo fanatismo religioso, desde a Revolução Islâmica, em 1979 e Israel que é oficialmente um estado judeu.
Atuais países com aspectos teocráticos
Estados islâmicos
- Arábia Saudita
- Iémen
- Mauritânia
- Omã
- Sudão
- Irã
Santa Sé
- O Vaticano é o único território restante dos Estados Pontifícios, sendo atualmente um país teocrático católico
Bandeira do Vaticano. |
- Israel (Israel opera sob um sistema parlamentar como uma república democrática com sufrágio universal. No entanto, Israel é frequentemente descrito como sendo um Estado teocrático.