Páginas

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Viva a nossa independência!


          Foi no dia 7 de setembro de 1822, que D.Pedro I declarou a independência do Brasil. Mas antes; muitos heróis lutaram para que a nossa nação se libertar-se da coroa portuguesa como Tiradentes  na Inconfidência Mineira; entre outros.
            O processo da nossa independência começou quando D. Pedro I disse: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico." Conhecido como o dia do fico em 9 de janeiro de 1822. Ele preparou  a nossa independência e o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.
            D. Pedro I fez uma viagem rápida á Minas e a São Paulo, para  acalmar os setores da sociedade que estava preocupado  com os últimos acontecimentos, que poderia  causar desestabilização social. Durante a viagem ele recebeu uma carta de portugal onde anulava a assembleia e exigia  sua volta á metropole, e foi proximo do riacho do ipiranga, ele levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte”  era 7 de setembro de 1822, em dezembro do mesmo ano  foi declarado imperador do Brasil.

A nossa primeira bandeira

Os Estados Unidos e o México foram os primeiros países a  reconhecer a independência do Brasil.Portugal exigiu 2 milhões de libras esterlinas; D. Pedro I recorreu a uma empréstimo da inglaterra. A camada mais pobre não entendeu  o significado da nossa independência; pois a estrutura social continuava a mesma, com a escravidão, e a elite agrária foi a que mais se beneficiou.
            Há muito que se lutar, lutar contra a corrupção;a impunidade; lutar por uma sociedade digna, onde se valorize  cada ser sem descriminação, por uma saúde publica e educação de qualidade . Só assim podemos dizer que somos totalmente independente.
            Parabéns brasileiros !


Nenhum comentário:

Postar um comentário

buscar


Veja também

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Rádio Vertente Song