Foi no dia 7 de setembro de 1822, que D.Pedro I declarou a independência do Brasil. Mas antes; muitos heróis lutaram para que a nossa nação se libertar-se da coroa portuguesa como Tiradentes na Inconfidência Mineira; entre outros.
O processo da nossa independência começou quando D. Pedro I disse: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico." Conhecido como o dia do fico em 9 de janeiro de 1822. Ele preparou a nossa independência e o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.
D. Pedro I fez uma viagem rápida á Minas e a São Paulo, para acalmar os setores da sociedade que estava preocupado com os últimos acontecimentos, que poderia causar desestabilização social. Durante a viagem ele recebeu uma carta de portugal onde anulava a assembleia e exigia sua volta á metropole, e foi proximo do riacho do ipiranga, ele levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte” era 7 de setembro de 1822, em dezembro do mesmo ano foi declarado imperador do Brasil.
A nossa primeira bandeira
Os Estados Unidos e o México foram os primeiros países a reconhecer a independência do Brasil.Portugal exigiu 2 milhões de libras esterlinas; D. Pedro I recorreu a uma empréstimo da inglaterra. A camada mais pobre não entendeu o significado da nossa independência; pois a estrutura social continuava a mesma, com a escravidão, e a elite agrária foi a que mais se beneficiou.
Há muito que se lutar, lutar contra a corrupção;a impunidade; lutar por uma sociedade digna, onde se valorize cada ser sem descriminação, por uma saúde publica e educação de qualidade . Só assim podemos dizer que somos totalmente independente.
Parabéns brasileiros !
Nenhum comentário:
Postar um comentário