Páginas

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Problemas ambientais causado por avanço do desmatamento no Sudeste Asiático.


           O Sudeste Asiático abrange duas penínsulas, a da Indochina (onde encontramos cinco países como: Mianma-antiga Birmânia-, Taialândia, Camboja, Laos e Vietnã) e a Malaia (onde encontramos dois países: Malásia e Singapura) e um grande arquipélago (onde encontramos quatro países: Filipinas, Indonésia, Brunei e Timor Leste). Singapura é o único país dessa região considerado um tigre asiático.
            Nos domínios peninsulares do Sudeste Asiático predomina o clima tropical úmido sujeito ao regime de monções, o que favorece a ocorrência de florestas tropicais. No domínio do arquipélago, constata-se a existência do clima equatorial, o que contribui para que grande parte do seu território seja coberta, a exemplo do que ocorre na Amazônia, na América do Sul, e no Congo, África, por uma exuberante floresta equatorial.
            Com o avanço do desmatamento, vários problemas ambientais  são encontrados nessa região: Como  a drástica redução e extinção de varias espécies animais e vegetais dado à expansão agrícola, o trafico de espécies e a caça predatória; a poluição dos recursos hídricos tanto pela atividade agrícola quanto pela dinâmica urbana, redução do volume de águas fluviais pela falta de recomposição das fontes subterrâneas, além da crescente demanda de água, especificamente em áreas de maior crescimento demográfico e forte desenvolvimento agrícola e industrial. A agricultura, atividade preponderante para a economia local, é ponto chave tanto para a compreensão das possibilidades de desenvolvimento local como para o entendimento de boa parte dos problemas ambientais do sudeste asiático, por seu papel como gerador e vitima dos mesmos.
            Também vale ressaltar que, com o fim do inverno e começo de primavera é a época de seca no Sudeste Asiático. Neste período, queimadas são comuns, com o fogo sendo usado para limpar áreas agrícolas ou para estimular o crescimento de novas pastagens. Incêndios para desmatamento e queimadas acidentais também ocorrem.
             Pesquisadores relatam que a queima das florestas e turfeiras na Indonésia, Malásia e Papua Nova Guiné lançou uma média de 128 milhões de toneladas de carbono (470 milhões de toneladas de dióxido de carbono - CO2) por ano entre 2000 e 2006. "As emissões de carbono e desmatamento contribuem de forma substancial e importante para o acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera", James Randerson, cientista do clima na UCI e co-autor do estudo.

O Desmatamento e a queimada é uma das principais causas de emissão de CO².



5 comentários:

  1. Perfeito. Era tudo que eu precisava saber da forma mais clara possível. Obrigada pela oportunidade de transmitir essa informação, me ajudou bastante em um dever escolar. *-*

    ResponderExcluir
  2. obrigada me ajudou muito e com esse ai aina tirei os 10 pontinhos valew...

    ResponderExcluir
  3. Vlw cara achei o que procurava pra levar pra escola amanha rsrsrs !!

    ResponderExcluir
  4. Tô muito feliz em saber que essa postagem ajudaram vocês.

    ResponderExcluir

buscar


Veja também

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Rádio Vertente Song