Páginas

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Saiba um pouco sobre DSTs

AS DSTs; O que é isso?!



4 Doenças Sexualmente Transmissíveis- DST/AIDS


4.1 Conceito e Caracteriscas

Doenças sexualmente transmissíveis são aquelas geralmente adquiridas através da relação sexual,com pessoas infectada ou contaminada.

As DSTs, pode apresentar-se como: corrimento,úlceras( feridas)e verrugas, onde são causadas principalmente por bactérias e vírus .

4.1.2 Cadeia de Transmissão

As transmissões sucessivas das DST´s de uma pessoa para outra formando uma cadeia de transmissão. Essa cadeia é quebrada quando a pessoa portadora da DST recebe o tratamento adequado,curando sua doença e deixa de ser uma fonte de contaminação para (o) s parceiro (a)s , a camisinha também diminui a contaminação dos genitais, reduzindo as transmissão .

4.1.3 Tratamento

O Tratamento das DST´s deve ser realizada com medicamentos indicado por pessoas capacitadas. O uso de medicamento inadequados não leva à cura e muitas vezes mascara a doença,dificultando o diagnóstico, retardando o tratamento, mantendo a cadeia de transmissão e podendo levar o indivíduo a complicações futuras como a esterilidade por exemplo.

4.1.4 Período de incubação

O Período de incubação é o intervalo que existi entre o momento em que se entra em contato com o germes até o aparecimento dos sinas e sintomas da doença. Cada doenças tem seu próprio período de incubação, por exemplo:AIDS pode levar meses ou anos para dar sinas da doença; já o corrimento da Gonorréia aparece em dois ou oito dias após o contato com a pessoa doente.

4.1.5 Período de transmissão

A transmissão da doença pode ocorrer desde o momento da contaminação até a cura total, independente de ter, ou não, sintomas.

As pessoas que tem a doença e não apresenta sintomas são chamado de portador assintomático.

A Gonorréia por exemplo aparece com corrimento na uretra do homem, mas, a parceira pode não apresenta sintomas algum, pois não percebendo o sinal da doença a mulher não procura tratamento e pode contaminar varias pessoas sem saber.( Brasil. 2005.P,321-323).

4.1.6 Prevenção das DST´s

* uso de preservativo em todas relações;

evitar o contato urogenital com pessoas desconhecidas;

verificar os órgão genital do seu parceiro com que vai ter relação sexuais observando a presença de algum tipo de ulceração, irritações, infecções, secreções permanente, etc.

tomar cuidado com a higienização adequada dos órgãos genitais;

4.1.7 Origens das DST´s

A origem das doenças sexualmente transmissíveis varia de acorda com cada uma, a AIDS por exemplo, surgiu no inicio dos anos 80 “ acerca de 29 anos atrás “ de acordo com a ( MEIRA,2002.p119). já a Gonorréia era comentada há muito tempo, no antigo testamento da bíblia em levítico,15; já se falava sobre ela. No novo testamento em Lucas 8,43-48 e Marcos 5,25-29 é falado sobre uma mulher com corrimento, que provavelmente seja a gonorréia onde na é poça não havia cura por medicamento ( bíblia,1990).

4.2 Tipos de doenças sexualmente transmissíveis.

As Doenças sexualmente transmissíveis são:

*Gonorréia;

* Sífilis

*Cancro mole;

*Linfogranuloma venéreo;

*Granuloma venéreo;

*Tricomaniase;

*Monilíase (candidíase);

*Herpes genital;

*Verrugas Venéreas;e

*AIDS ( Síndrome da Deficiência Imunológica Adquirida).

4.2.1 Gonorréia

A Gonorréia é provocada pela bactéria Nisséria Gonarrhoea.causa dor ou ardência e a emissão de secreções purulentas,promovendo uretrite dias após o contágio,no estado avançado poderá causar esterilidade e comprometer os órgão internos no homem ou na mulher.

4.2.2 Sífilis

A Sífilis é causada pela bactéria Treponema Pallidum.Provoca ulcerações não dolorosas,e pode ser descrita em três estágios:

* Primeiro estágio-Surgimento de lesões dias após o contato,na região do pênis,vulva,ãnus e boca.As lesões podem desaparecer mas as bactérias poderia estar na corrente sanguínea.

*Segundo estágio- A Sífilis pode manifestar-se no período de meses após o contágio, com o aparecimento de ulcerações,simultaneamente com dores de cabeça, mal- estar e febre.

*Terceiro estágio-Conhecido como estágio de latência ,não ocorre manifestações orgânica visíveis e só é diagnosticada a doença por exame laboratorias.

O indivíduo não transmite a doença podendo passar décadas para sua manifestação,podendo progredir internamente no organismo afetando o sistema nervoso central,a coluna vertebral, a extrutura óssea, os vasos sanguíneos e o coração,podendo levar o indivíduo à morte.

4.2.3 Cancro mole

É Provocada pela bactéria Hemophilus Ducreyi. Caracteriza –se de úlceras dolorosas,com a presença de secreções ,purulentas, seguido do surgimento de gônglios Linfáticos,febre e dores de cabeça.Surge mais frequentemente no pênis, Região do ânus e nas mulheres na região dos grandes lábios.

4.2.4 Linfogranuloma Venéreo

É causada por bactérias denominada chlamydia. No homem surgem em forma de úlceras,na glande ou prepúcio,e nas mulheres as ulcerações podem surgir na vúlva (região externa da vagina ), no interior da vagina ou na região anal de ambos os sexos. Algumas semanas após o contágio ocorrem infecções e inchaços na virilha .seguido de dor de cabeça, mal-estar, febre ,etc . sua fase tardia a doença,pode originar tumores e suas cicatrizes pode provocar estreitamento do entróito anal, dificultando a defecação.

4.2.5 Granuloma Inguinal

É causado pelo Calymmgtabacterium, em forma de ulcerações purulentas que desenvolvem na região genital, iguinal ou anal. A doença pode ser manifestar até alguns meses após o contágio.

4.2.6 Tricomaníase

Causado pelo parasita Trichomonas Vaginalis é quando não são assintomáticos, provocam corrimento vaginal,com mal cheiro e pontos avermelhados na mucosa vaginal atingindo a uretra .

No homem a infecção geralmente é assintomática e atinge a uretra e a próstata, podendo expelir apenas algumas secreções esbranquiçada ou ardência durante a micção.

4.2.7 Monilíase (Candidiase)

É uma infecção causada pelo fungo Cândida Albicans. Sua incidência se dá –se pela diminuição da flora da mucosa vaginal e bucal, principalmente nos pacientes de diabetes, mulheres grávidas,má higienização da vagina ou excessivas utilização de duchas vaginais e em mulheres que fazem us de pílulas anticoncepcionais .

Pode-se verificar a presença da Monilíase através do intenso plurido vaginal, corrimento ,dores na relação sexual ,irritação da região uretral.

4.2.8 Herpes Genital

É causada pelo vírus Herpes I ou II ,é considerada uma das doenças sexualmente transmissíveis mais freqüentes , em que a cura é desconhecida ,e o tratamento se reserva em atenuar os sintomas, o tipo I se caracteriza-se pelo surgimento de ulcerações na região da boca ,lábios e face .O tipo II caracteriza-se através das infecções e do surgimento de bolhas na área do pequeno lábio, abertura da uretra , canal vaginal ou colo do útero .

Pode -ser transmitida da mãe infectada para o feto .Nos homem as inflamações na área genital podem surgir na pele do pênis ou na uretra ,em ambos os sexo podem ocorrer nas nádegas ou ânus.Os sintomas aparecem após algumas semanas ,após o contágio direto com a região infectada. A pessoa infectada não transmite a doença quando está na fase latente ,ou seja ,durante a ausência das ulcerações na mucosa genital ou da boca . O stress é um agente significativo para ocasionar o surgimentos das infecções em forma de úlceras manifestadas do vírus.

4.2.9 Verrugas Venéreas

Causada por vírus do grupo Dermatovírus,são frequentemente acompanhada de outras doenças venéreas ,por contágio sexual ou não sexual.Aparecendo depois de alguma semanas após o contágio, as verrugas crescem geralmente em forma de cachos, em torno da vagina , colo do útero ,na região do pênis ou do ânus .Essa doença tem característica de reincidir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

buscar


Veja também

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Rádio Vertente Song